terça-feira, 10 de julho de 2012

Manifesto de Abertura da Convenção Municipal do PCB - Juiz de Fora

terça-feira, 26 de junho de 2012



Mesa: Camaradas Beto, Laerte e Kaizim
Camaradas, Companheiras e Companheiros, Amigas e Amigos.

O Partido Comunista Brasileiro - PCB - é parte da História do Brasil desde a segunda década do século passado.

Fundado em Niterói, em 25 de março de 1922, ao longo de muitos anos foi o instrumento de resistência e luta dos trabalhadores brasileiros, abrigando em seus quadros figuras do porte de Luís Carlos Prestes, Jorge Amado, Cândido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Monteiro Lobato, Gregório Bezerra e outros de igual quilate.

As crises e dificuldades provocadas ao longo desses 90 anos de vida não nos afetaram na convicção marxista-leninista e tampouco calaram o Partido.

Aqui mesmo em Juiz de Fora fomos presença viva. Em 1946, antes do ato arbitrário do governo Dutra que colocou na ilegalidade o Partido, elegemos o operário da construção civil e secretário geral do Partido, Lindolfo Hill para a Câmara Municipal e na legenda do antigo PSB, o professor Irineu Guimarães.

As marcas nos postes ao longo da rua Batista de Oliveira, por muitos anos também, guardaram as balas da repressão contra as primeiras greves de trabalhadores na cidade e no País.

Vamos propor e discutir com a cidade, com os cidadãos, o ideal de uma CIDADE CAMARADA.

A que se constrói na participação popular, tanto quanto, buscar informar, formar e conscientizar da importância da cidade, nossa realidade imediata.


Construir o Poder Popular significa instituir a democracia participativa direta, de forma a que os trabalhadores e as comunidades proletárias possam experimentar mecanismos de participação e decisão política, através dos Conselhos Populares. Trata-se de um longo percurso, no qual os trabalhadores devem ir construindo no interior da velha ordem os elementos constitutivos e organizativos da futura ordem socialista. As lutas populares no âmbito do poder local colocam, cada vez mais, na ordem dia o protagonismo dos trabalhadores e das massas populares, que buscam criar meios institucionais para que seus interesses e necessidades sejam defendidos com independência e autonomia, não se prendendo aos limites da atual ordem institucional, mas inovando e criando novas formas de poder político, no sentido da democracia direta.

Vamos pensar Juiz de Fora, vamos mostrar a realidade brutal dos dias atuais em relação às nossas cidades. O perverso processo político, econômico e social imposto pelo capitalismo globalitarizado (globalizado pela força das armas) e buscar, em cada canto, na medida das nossas possibilidades e até impossibilidades, levar o ideal e a convicção do PCB - o PARTIDÃO - que um outro mundo é possível, que a resistência é fundamental e que a luta nos dias hoje é de sobrevivência da própria espécie, como vimos agora, aqui mesmo próximo de nossa cidade, na RIO + 20, na CÚPULA DOS POVOS e assistimos na resistência do povo paraguaio a um golpe de estado.
Não é possível humanizar o capitalismo, ele é cruel por sua própria natureza e não vai cair de podre.

Lutamos por uma nova ordem social e reafirmamos ser o marxismo a nova concepção de conhecimento, a nova concepção de história, a nova concepção política, a concepção de homens e mulheres inquietos que poderão construir uma sociedade viável, nunca perfeita, porque perfeição é ideal a procurar sempre. 

Estabeleçamos solidariedade, fraternidade e todos participando do trabalho social, da criação de riquezas sociais, com pertencimento de todos do produto final.

Não somos um partido eleitoreiro. Somos um partido revolucionário.

Sabemos perfeitamente que o sistema eleitoral burguês privilegia os partidos da ordem, com regras que tendem a restringir ao máximo o acesso dos partidos comprometidos com a classe trabalhadora à mídia, ao financiamento da campanha eleitoral e, portanto, à própria conquista de mandatos parlamentares.

Hoje, nos reunimos com o compromisso histórico de cumprir nossas tarefas de comunistas e apontar nossos candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.

É o PCB de pé, consciente de suas responsabilidades, consciente de seu papel em nossa Juiz de Fora e com a certeza que seremos capazes de cumpri-lo com sobras, pois ao revolucionário não falta nem a coragem, nem a determinação e muito menos o ideal, a chama que nos impele na busca do socialismo.

Sejam bem vindos.   


Fonte: http://pcbjuizdefora.blogspot.com.br/2012/06/manifesta-de-abertura-da-convencao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário