segunda-feira, 9 de julho de 2012

UMA CIDADE CAMARADA

sábado, 5 de maio de 2012



O uso da expressão camarada para tratar companheiros de jornada política, de lutas populares, começou a ganhar forma na revolução francesa com o uso de citoyen – cidadão – para mostrar o caráter e o sentido de liberdade, igualdade e fraternidade, princípios que embalaram aquele movimento.

Uma cidade camarada é construída com essa direção e o PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO entende que o alcance do termo é bem maior do que se imagina. A liberdade, a igualdade e a fraternidade só serão alcançadas com ampla participação popular no processo de decisões.

É comum aos partidos tradicionais fragmentar a discussão do todo político num e noutro tema com viés puramente eleitoral. O PCB busca caminhos diversos. Do todo, do diagnóstico popular elaborado a partir de um debate genuíno e vivo dos mais variados setores de nossa cidade, de qualquer cidade, é que poderão e deverão ser discutidos da mesma forma – participação popular – o conjunto de pontos que formam esse todo.

Não se constrói uma cidade camarada entupindo as ruas de automóveis, mas fazendo uso consciente desse tipo de transportes. Não se constrói uma cidade camarada sem um planejamento urbano que demarque os limites da especulação imobiliária, a preservação ambiental, as condições de segurança para o cidadão/camarada em todos os sentidos. Na percepção que só é progresso real aquilo que for comum  a todos, do contrário é privilégio de uns poucos.

E essas realidades só serão construídas com participação popular. Debate com o que costumamos chamar de sociedade civil organizada, mas da mesma maneira com a sociedade desorganizada, até porque a exclusão em si costuma significar preconceito.

Uma cidade camarada é isso em rápidas palavras.

Por essas razões é que se pode determinar que ela seja livre, seja igual e seja fraterna. Cidade camarada.

Porque é soma da voz de todos.

Uma das principais propostas do PCB é discutir o processo de participação popular. Amplo e total.

Nenhum comentário:

Postar um comentário