segunda-feira, 9 de julho de 2012

O PCB E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

quinta-feira, 3 de maio de 2012




Todo o complexo que hoje conhecemos como SOCIEDADE DO ESPETÁCULO (expressão do autor francês Guy Débort) se volta nos países capitalistas, de tempos em tempos,  para o show eleitoral. Partidos apresentam seus candidatos, a mídia “esclarece” os direitos fundamentais do cidadão e marqueteiros vendem idéias e candidatos como se fossem cosméticos capazes de resolver problemas, quaisquer que sejam suas dimensões.
A realidade é outra e é preciso entender isso para que se possa ter em mente que no estado capitalista as eleições são, de um lado – o das elites políticas e econômicas – o instrumento que confere o rótulo de democracia a uma situação em que a classe trabalhadora é explorada e no mundo de hoje, a perspectiva de finitude de recursos naturais é real, visível a olho nu. E de outro lado, exatamente o dos trabalhadores, eleições são um instrumento de organização e formação para que possamos ter consciência da necessidade de mudança do sistema político e econômico.
Participação popular efetiva nas decisões que dizem respeito à cidade, a nossa primeira realidade, consciência da presença da cidade dentro de cada estado da Federação e da própria Federação e hoje, no mundo globalizado, percepção do processo que esmaga cada dia mais a classe trabalhadora.
O PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO entende assim e participa do processo eleitoral com essa visão. Não existem outras prioridades além do debate amplo, franco e leal com o trabalhador, com os cidadãos na sua totalidade. Nada de promessas de feitos miraculosos, de salvadores de situações caóticas, pois a História nos mostra que essas figuras monstruosas não existem e nem se materializam as promessas feitas através dos efeitos especiais criados pelos marqueteiros.
Debate, troca de idéias, consciência, presença, participação. É com esses ingredientes que construiremos a democracia popular e evitaremos situações como a que a Juiz de Fora vive hoje. A presença da DELTA – empresa de Carlos Cachoeira – em três obras públicas, a corrupção em vários setores da municipalidade, a saúde caótica e privatizada, a educação abandonada e as eternas mentiras do atual prefeito.
Um exemplo? Gosta de dizer que construiu mais de mil casas para os trabalhadores. Como? Os recursos são do programa MINHA CASA MINHA VIDA do Governo Federal e todas as prefeituras do País que se habilitaram a buscá-los construíram milhares de casas.
Só que... Casas superfaturadas, material de segunda qualidade (ao contrário dos contratos). Habitação é direito e não concessão demagógica de políticos mentirosos.
E mais uma infinidade de outros exemplos.
O PCB não é um partido eleitoreiro. É um partido de idéias, princípios e com 90 de História, escorado em exemplos de democracia popular como a revolução cubana.
Eleições são um dos meios para que os trabalhadores possam se organizar e buscar a transformação política e econômica que ponha fim à barbárie capitalista.  

Fonte: http://pcbjuizdefora.blogspot.com.br/2012/05/o-pcb-e-as-eleicoes-municipais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário