quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Sobre o Programa de Educação do PCB JF

Em Resposta a estudante Eduarda, via Tribuna de Minas Internet, está resumida a proposta de Educação. Confira, conheça e não aceite menos que isto.

Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda.
Paulo Freire

Eduarda é um prazer responder à sua pergunta.

O Partido Comunista Brasileiro – PCB – tem um programa que reflete o conjunto das idéias marxistas-leninistas em matéria de educação.

Em primeiro lugar educação é um todo. E ao mesmo tempo o processo fundamental no sonho de um desenvolvimento político, econômico e social justo, igualitário e capaz de transformar, a partir das cidades, a realidade imediata de cada um de nós, de todos nós, sobretudo dos jovens, num mundo cada vez mais conturbado e onde o ser humano vale menos que um automóvel.

Dentro dessa perspectiva é projeto do PCB implantar a partir do segundo ano de governo, preparada a infra-estrutura para tanto, a educação integral nas escolas públicas municipais.

Isso exige ações efetivas que permitam integrar professores, alunos, servidores e comunidade numa ampla discussão sobre o tema.

A educação integral implica em condições justas de trabalho para os professores (salário e plano de cargos e carreira discutidos com a categoria), adequação das escolas à dupla jornada, significa dizer que além das atividades curriculares, atividades extracurriculares que permitam integração, conscientização e formação. Envolve clubes de leitura, projetos esportivos, assistência pedagógica em todo o horário, médico/odontológica, alimentação de qualidade na merenda escolar, até porque será uma jornada de oito horas, formação de grêmios representativos dos estudantes e desenvolvimento de grupos teatrais, musicais, inclusão do estudo das artes na grade curricular em caráter permanente, fóruns temáticos, toda uma série de ações para transformar a educação em alavanca do futuro para nossos jovens.

Se é possível? É claro que é possível. Basta ter vontade política e decisão. A história do PCB, são 90 anos, mostra que educação é uma das prioridades maiores no socialismo.

Trocar a opção por grandes obras muitas vezes sem  sentido, sem razão de ser e fazer das escolas públicas municipais centros de conhecimento e formação cidadã.

Dotar as escolas de ações pedagógicas capazes de permitir ao estudante, ao professor, a comunidade, mais que integração, uma existência, coexistência e convivência harmoniosa e com toda a certeza gerando fortes mudanças na estrutura atual. O PCB tem seu programa fundamentado em figuras de grande porte, sua natureza democrática e de conscientização vem de um dos mais ilustres comunistas brasileiros, o professor Darcy Ribeiro.  

Uma política pública para a educação nesse sentido vai servir para diminuir a violência, programas de prevenção contra o uso de drogas, educação sexual, enfim, somos um partido revolucionário e como tal pretendemos promover uma revolução na educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário