domingo, 23 de setembro de 2012

Diario de Campanha 17 de setembro a 21 de setembro


DIÁRIO DE CAMPANHA



A semana começou com encontros na segunda-feira, visita aos apoiadores, reuniões, até que na terça viajamos para Belo Horizonte. Lá participamos do debate promovido pela Tevê Alterosa e sem dúvida alguma o desempenho do candidato foi superior ao de todos os outros, avaliação de boa parte dos presentes e também determinada pela repercussão nas redes sociais e junto à diversas comunidades, mesmo de não apoiadores. Uma aula de História e uma demonstração de clareza no programa do PCB foram apresentadas, em alto nível, sem denúncias inconseqüentes, mas crítica política consistente, pelo candidato Laerte Braga.

Um fato imprevisto, problemas no retorno, nos impediu de comparecer à Rádio Catedral, o que foi lamentado diante do fato de se tratar de uma das mais importantes emissoras locais, tanto por sua audiência, como por sua respeitabilidade.

Na quarta-feira, após um breve descanso, novas visitas, preparação para o debate da Faculdade Machado Sobrinho e na quinta, uma maratona.

Entrevista à Rádio Globo. O candidato Laerte Braga foi sabatinado por jornalistas num dos programas da emissora, falou sobre esportes noutro programa e um flash no jornal da TV-E. Em seguida o debate na Faculdade Machado Sobrinho, onde mostrou a coerência da proposta do PCB, seus pontos importantes e fundamentais para a cidade. Um belo exemplo de organização dado pelos professores daquela tradicional instituição.

Sexta-feira uma nova entrevista à Rádio Globo e participação na Mesa de Debates. Em todas as situações o que se percebe é a coerência do candidato e sua clareza nas propostas partidárias, é candidato de um partido com 90 anos de história e decisões coletivas. O cidadão, o eleitor, teve oportunidade perceber que o PCB apresenta um programa de transformações estruturais nas políticas públicas de saúde, de educação, de cultura, em relação aos transportes coletivos públicos, até os serviços de táxi sobre os quais foi questionado, como em todas as questões propostas.

Foi claro na explicação sobre um comunista pode governar uma cidade dentro do sistema capitalista, ao definir o campo de ação junto aos direitos básicos dos cidadãos. Saúde, educação, segurança pública, limpeza urbana, meio ambiente, uso do solo urbano, serviços públicos com ênfase em sua reconstrução e na realização de concursos públicos e valorização dos servidores, como começa a falar sobre um nervo exposto das administrações públicas em todas as suas dimensões: os fundos de previdência dos servidores públicos.

Esses fundos bancaram o processo de privatizações levado à frente por FHC e o governo Dilma neste momento privatiza os fundos dos servidores federais e tenta avançar sobre os fundos estaduais e municipais para cobrir rombos da dívida pública, que chama de rombos orçamentários, tanto quanto, desnacionalizar esses fundos, com graves conseqüências para aposentados e pensionistas.

Na sexta-feira à noite estava previsto um debate com os conselhos municipais na Sala dos Conselhos que funciona dentro de um setor da administração municipal e foi cancelado sem aviso, claro, por pressões da administração municipal, já o prefeito não tinha interesse nesse tipo de debate. Nem tem. Lamentável a posição de conselhos e conselheiros responsáveis, pois mostra que não representam a comunidade, mas são cooptados pela administração. Política clientelista, mudança necessária na estrutura dos conselhos, proposta do PCB. A população mais uma vez fica à mercê de interesses e jogos pessoais, ou partidários.

A preocupação com os movimentos sociais é outra questão que tem sido abordada por Laerte Braga e o PCB. Movimentos sociais, entidades comunitárias. A partidarização de muitos desses movimentos e entidades descaracteriza a luta popular, a luta comunitária

Há o caso lamentável de um dirigente da UNAJUR, entidade que representa entidades comunitárias, que manifestou publicamente apoio a uma candidatura. Foi desautorizado por outros dirigentes e participantes, pois não os consultou. Sua conduta errática – Alanir de Sousa Pinto – é marca registrada ao longo dos anos, o velho peleguismo, usando comunidades para interesses pessoais, ou vaidades de lideranças que não refletem a vontade daqueles que em tese representam.

No sábado o candidato Laerte Braga compareceu à Tevê Integração onde concedeu entrevista ao MG/TV, edição do meio dia. Reiterou os compromissos do partido.

A coerência e a consistência das propostas tem marcado a campanha do PCB e seu candidato a prefeito, o candidato a vice e os candidatos a vereador,  como o diferencial em relação ao conjunto das campanhas eleitorais. Uma clara proposta de resgatar a cidade, sua história e suas tradições, começar o futuro no presente.

Na caminhada de resgatar o PCB e mostrá-lo como força popular capaz de transformar anseios e aspirações em realidade, a semana foi pródiga em conquistas, mas, principalmente, mostrou um partido altivo, corajoso, determinado e independente, longe de alianças inexplicáveis e inaceitáveis, que só servem para manter intocados os privilégios que hoje todos temos consciência.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário