quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Laerte critica troca de favores entre poderes- Entrevista Rádio Solar


MATÉRIAS
14 de setembro de 2012 07:02
Laerte critica troca de favores entre poderes
Por: Ricardo Miranda
O candidato a prefeito Laerte Braga (PCB) defendeu ontem uma mudança profunda na forma de o Executivo se relacionar com o Legislativo. Em entrevista ao
 Laerte Braga (PCB)
apresentador do programa Rádio Vivo, Marcelo Juliane, e aos repórteres Ricardo Miranda e Maurício Oliveira, dentro da série de sabatinas com os candidatos à Prefeitura promovida pela Rádio Solar AM, o comunista disse que, em sua eventual gestão, a troca de favores entre os dois poderes deixará de existir. "Pelo padrão político atual, os executivos pedem o voto dos parlamentares em troca de cargos nos governos." Especificamente sobre a Câmara de Juiz de Fora, o concorrente criticou o distanciamento dos vereadores com a população. "A Câmara parece igreja com sino de madeira: bate, mas não ecoa." Para ele, é preciso trazer o povo novamente para o plenário, como acontecia no passado. "A pressão vai existir, mas será uma pressão sadia e saudável."

Laerte considerou equivocada a atual política de terceirizações da saúde. Para ele, os custam aumentam e os procedimentos e exames passam a ser limitados por cotas mensais. "Não foi esse modelo que fez Cuba ser reconhecida recentemente pela Organização Mundial de Saúde como uma nação sem nenhuma criança subnutrida. Ao contrário, o caminho passa pela valorização dos profissionais concursados e bem remunerados." Ainda segundo ele, a gestão por meio de terceirizações alcançaram também a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac). "A Amac está sendo fragmentada e suas ações entregues à iniciativa privada. É preciso recuperar a Amac para recuperar a assistência social do município." Nesse contexto, ele pregou um diálogo mais amplo com os assistidos pela associação, em especial a terceira idade, para que seja feito um diagnóstico das necessidades específicas.

 Em relação à segurança, o candidato propôs a criação de uma polícia municipal para atuar ao lado das forças existentes atualmente. Na área da educação, sua proposta é a criação de espaços para as crianças permanecerem o período integral. Ele citou como exemplo os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), do Rio de Janeiro, implantados na gestão de Leonel Brizola. "Não se faz uma mudança dessa da noite para o dia, mas, se investirmos na infraestrutura no primeiro ano, podemos executar o projeto já a partir do segundo ano de administração." Por fim, Laerte justificou o fato de os partidos de esquerda, notadamente o PCB, o PSTU e o PSOL, não terem conseguido lançar uma candidatura única. "Nossos pontos de vista são convergentes, mas ainda temos divergência nas questões de fundo. No futuro, poderemos sentar e buscar o consenso pleno. Creio que, mais à frente, teremos uma frente única de esquerda."

Nenhum comentário:

Postar um comentário